Mecânica e Preparação
Ponto ideal para mudança de marchas PDF Imprimir E-mail
Técnica - Mecânica e Preparação

A ‘hora certa’ de troca de marcha sempre foi um assunto polêmico entre os amantes da velocidade.
A questão sempre é: A que rotação devo trocar a marcha do meu carro visando obter o máximo de performance na aceleração? Devo ‘cortar giro’?
Para início, a questão não está correta!
A troca de marcha não deve ser efetuada pura e simplesmente levando-se em consideração a rotação. A não ser que a caixa de marcha seja totalmente recalculada, cálculos que levam em consideração a curva de potência obtida pelo motor, como em carros de competição, fato que não é realidade da maioria.

Leia mais...
 
Transmissão PDF Imprimir E-mail
Técnica - Mecânica e Preparação
No mês de agosto destacaremos a matéria escrita pelo engenheiro Tiago Borgo, que diz respeito à transmissão, os efeitos de sua alteração juntamente com um aplicativo para cálculos de velocidade.
Leia mais...
 
V8 Machines PDF Imprimir E-mail
Técnica - Mecânica e Preparação

Neste artigo vamos falar de um motor largamente utilizado por maníacos por automóveis, os V8. Vamos conhecer a história deste magnifico motor que nasceu a quase um século e ainda impressiona. Hoje, devido a alta do petróleo e as leis de controle de emissão de poluentes, estes motores somente são utilizados em grandes esportivos, em caminhões e até na aviação.

Leia mais...
 
Nitro PDF Imprimir E-mail
Técnica - Mecânica e Preparação

O óxido nitroso é bastante utilizado em motores a explosão com o objetivo de se obter um aumento de desempenho. É também conhecido, especialmente no meio automobilístico, abreviadamente como nitro. Da mesma forma que o turbo, o nitro é um equipamento destinado a aumentar de forma instantânea o torque e a potência do motor de um carro.

Leia mais...
 
Sistema de Arrefecimento PDF Imprimir E-mail
Técnica - Mecânica e Preparação

 O sistema de arrefecimento tem por finalidade, manter uma temperatura ideal (estabilizada) para o motor. Essa temperatura varia um pouco de motor para motor, mas fica entre 87 a 105 graus Celsius na maioria deles.
Como o sistema é composto:

Leia mais...
 
Codigo de Velas (NKG) PDF Imprimir E-mail
Técnica - Mecânica e Preparação

Tabela com os significados dos códigos das velas.
Retirado de http://www.nkg.com/ 

Leia mais...
 
Turbo PDF Imprimir E-mail
Técnica - Mecânica e Preparação

O turbo é um artifício utilizado na mecânica para aumento significativo de potência em motores a combustão. Para isso é utilizado uma peça conhecida como turbocompressor, turbo ou apenas compressor (de turbina). Não deve ser confundido com o compressor que usa a força de rotação do motor.

Leia mais...